Live com Dr Cristiano Sardinha – Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luis/MA
Dr Cristiano de Lima Vaz Sardinha – Oficial de Registro Civil da 1ª Zona de São Luís do Maranhão, nos prestigia com uma aula sobre a capilaridade das serventias extrajudiciais e sobre sua capacidade para fomentar o direito de forma justa, célere e adequada.
Segundo Dr Cristiano no Brasil há a cultura da judicialização e exemplifica, com números sobre a eficiência dos atos extrajudiciais com dados da ANOREG onde informa que um inventário, na esfera judicial, pode durar 10 anos e na esfera extrajudicial somente 15 dias.
Ressalta ainda que é no Registro Civil de Pessoas Naturais que a cidadania e a dignidade humana se inicia porque é na serventia que a relação formal com o Estado é formalizada através, por exemplo, com registro de nascimento.
Discorre ainda sobre retificações, restaurações e suprimentos dos atos extrajudiciais, sendo por via judicial ou ainda, nos casos de erros materiais onde o oficial pode realizá-lo de oficio, conforme artigo 110 da Lei 6.015/73 – Lei de Registros Públicos.
Aborda as alterações de registros de prenomes e gênero perante o registro civil sem necessidade de ajuizamento de ações com esse objetivo, conforme determina o Provimento 73 do CNJ.
Por fim, ao final do vídeo, há muitas perguntas sobre casos práticos onde o palestrante, ao respondê-las, demonstra conhecimento e domínio sobre o assunto.
Assistam ao vídeo e saibam mais!
CLIQUE AQUI E ASSISTA NA ÍNTEGRA